Search
Close this search box.

Blog Violão Brasil

Violonista Alvaro Henrique

Violonista Alvaro Henrique
Guia de Conteúdo

Alvaro Henrique

Considerado um dos “violonistas Brasileiros favoritos” da Villa-Lobos Magazine, Alvaro Henrique visa conectar plateias com um mundo de emoções e estórias por meio de apresentações temáticas.
Conhecido pelo drama e humor de suas performances, além de suas presença de palco com a plateia, Henrique viajou por 15 países e lançou 2 álbuns solo e um DVD. Os programas de recital de Alvaro Henrique incluem vários instrumentos de cordas dedilhadas cobrindo uma vasta gama de histórias e culturas.
Ele toca a antiga vihuela, o violão barroco ateorbado, o violão do século XIX e, claro, o violão moderno. Seu repertório flexível permite apresentações com cinco séculos de música e culturas. Alvaro Henrique também estreou obras de vários compositores, como Mario Ferraro e Ernest Mahle.
Ele toca obras de Villa-Lobos, Scarlatti,Tárrega e Guerra-Peixe, assim como transcrições surpreendentes de obras de Tchaikovsky e Stravinsky. Como solista de orquestra, já se apresentou no Brasil com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro e com a Orquestra de Cordas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, assim como na Finlândia com a Vaasa Sinfonietta.
Estreou 5 concertos, e trabalhou com os regentes Julio Medaglia, Ville Mankkinen, Angelo Cavallaro, e outros.

Cultura

Com um interesse especial em arte que provoca mudanças, os projetos de Alvaro incluem a encomenda de obras sobre temas sociais. São exemplos o Concerto Que Todos os Ditadores Caiam, de Jean Goldenbaum (inspirado na Primavera Árabe), e Brasília 50, de Jorge Antunes (uma obra para violão e sons pré-gravados que descrevem eventos históricos que ocorreram de 1960 a 2010).

Comprometido a auxiliar a plateia a realizar conexões significativas com a música, Alvaro com frequência realiza concertos didáticos e aulas-espetáculos em escolas, centros comunitários e asilos.

melhores Violões para iniciantes de 2024

Estudo

É presidente fundador da Associação Brasiliense de Violão (BRAVIO), primeira associação da América do Sul parceira da Guitar Foundation of America (GFA). Dedicada a promover o instrumento e auxiliar violonistas, Henrique organizou, desde 2005, mais de 100 eventos  entre concertos, saraus, palestras, master classes, festivais e concursos.
De 2010 a 2012 foi professor na Universidade Federal de Uberlândia, e durante esse breve período teve 12 alunos de graduação premiados em concursos, tocando em grandes cidades como Salzburg (Áustria), e/ou gravando CDs distribuídos mundialmente. Além de ensinar, também ministrou palestras sobre planejamento de carreira, expressividade musical, e técnicas de estudo para músicos. Alvaro Henrique é bacharel em violão pela Universidade de São Paulo (USP), possui diploma de Kunstliche Ausbildung pela Hochschule für Musik Nürnberg (Alemanha) e é mestre em música pela Universidade de Brasília. Entre seus principais professores estão Franz Halasz, Alvise Migotto, Bohumil Med e Zilmar Gustavo Costa.

Apresentações

As apresentações de Alvaro Henrique incluem vários instrumentos dedilhados cobrindo uma fascinante amplitude de histórias e culturas, de Villa-Lobos, Scarlatti, Giuliani a transcrições de Tchaikovsky, Stravinsky e novas obras.

Como solista, Henrique tocou em 15 países. Entre eles Estados Unidos, Finlândia, França, Alemanha, Argentina, Jamaica, e outros.

Com um interesse em ativismo social, os projetos de Alvaro incluem a encomenda de obras que tratam de questões sociais, como Brasília 50, de Jorge Antunes.

DVD – Violão de todos os tempos

O DVD Violão de Todos os Tempos conta a história do violão desde a Babilônia até a modernidade, apresentando composições desde a primeira publicação para violão na história (El Maestro, de Luys Milán, impresso em 1536) à modernidade, tocadas em réplicas de instrumentos dos séculos XVI, XVIII, XIX e num violão moderno.

As gravações foram realizadas durante aula espetáculo em escolas públicas do DF (EC 501 de Samambaia, CEM 3 de Ceilândia, CEM 1 do Paranoá, CEM 1 de São Sebastião), e no Teatro Newton Rossi do SESC Ceilândia. No DVD há uma cartilhas com a história do violão

Leia mais sobre a biografia do Alvaro assim como artigos e entrevistas sobre violão erudito no site do músico: https://www.alvarohenrique.com
Thiago Silva
Siga-me

Você também pode gostar:

Comente:

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Violão Brasil
Violao Brasil

Guias dos melhores

Categorias de Artigos

Veja Também

Emílio Victtor compositor cantor violonista

Emílio Victtor | Grande Músico

Quem é Emílio Victtor? Emílio Victtor, compositor, cantor e violonista é natural de Perdões, Sul de Minas. Iniciou seus estudos, ainda jovem, em sua terra

trocar as cordas do violão

Por que e Quando Trocar as Cordas do Violão

Por que é importante trocar as cordas do violão? Trocar as cordas do violão é um processo fundamental para manter a qualidade sonora e prolongar

Thiago silva

Olá! Eu sou Thiago Silva

Seja Bem-Vindo ao Blog Violão Brasil

Sou um apaixonado por violão e guitarra. Amo música e tudo envolvido. Já fiz cursos e toco violão desde os meus 15 anos.