Search
Close this search box.

Blog Violão Brasil

Cordas para Violão – Cordas Leves ou Pesadas?

Cordas-para-Violão-Cordas-Leves-ou-Pesadas
Guia de Conteúdo

As cordas para violão são fundamentais para um som limpo e cristalino. Mas, você precisa escolher entre cordas leves ou pesadas? Qual das duas escolher para que seu som fique perfeito?

Uma das dúvidas mais frequentes entre os violonistas é sobre qual tipo de encordoamento usar.
As mais pesadas são as melhores?
As leves têm menos sonoridade?
Devemos tocar com a ação das cordas mais alta para conseguirmos volume maior?
As respostas a estas perguntas são menos objetivas do que se espera. No desenvolvimento deste artigo, vamos explorar sobre as características de cada uma destas opções de cordas para violão, pois cada uma delas possui características diferentes que, quando adequadamente aplicadas, podem afetar diretamente a maneira como toca.

Cordas Leves

As cordas leves são feitas com um material mais fino que as pesadas. Elas são normalmente usadas para tocar músicas mais suaves ou mais lentas, pois as cordas leves tendem a ter um som mais suave comparado às pesadas.

melhores Violões para iniciantes de 2024

Ao tocar com cordas leves, você pode experimentar um som mais claro e nítido, pois elas são mais flexíveis e permitem um som suave, mas ainda poderoso.

O desempenho destas cordas também é superior em instrumentos com um som agudo, pois elas possuem um som mais claro e agudo. Se você deseja um som mais limpo e menos disforme, as cordas leves são a melhor opção para você.

No entanto, as cordas leves são mais frágeis, então você terá que manuseá-las com cuidado para evitar que elas se estirem ou quebrar.

Cordas Pesadas

As cordas pesadas são feitas com um material mais espesso do que as leves, portanto, elas são geralmente usadas para tocar estilos de música mais rápida ou mais pesada.

As cordas pesadas têm um som mais grosso e denso, o que ajuda a preencher o som com mais profundidade e poder. Elas também permitem que você toque notas mais altas e permitem sons um pouco mais graves.

No entanto, você tem que ter cuidado para não exagerar ao tocar essas cordas, pois elas são mais propensas a quebrar e elas precisam de algum tempo para se acomodarem às mãos do guitarrista.

Conclusão

O ideal é não sofrer na hora de tocar, ou seja, sem esforço excessivo e a obrigação de vencer a tensão das cordas ou da mecânica do violão, favorecendo assim a liberdade de movimentos e a interpretação.
É muito comum o jovem violonista priorizar o volume em detrimento do timbre, o que o leva a buscar violões mais tensos, com ação mais alta e encordoamentos mais pesados. Mas é bom lembrar que tal escolha pode acarretar problemas relacionados? fadiga muscular e, até mesmo, lesões por esforço excessivo — L.E.R.
Uma boa base técnica ajuda muito na confecção da receita pessoal. O ângulo é um importante recurso. Quando a mão direita está colocada corretamente, o ataque ocorre de tal forma que a corda vibra paralelamente? escala, diminuindo muito o risco do trastejamento e aumentando os limites da dinâmica, sem sobrecarga da mão esquerda. Com o violão regulado, a tensão adequada do encordoamento, a técnica em dia e os objetivos artísticos definidos, podemos então escolher a marca.  E qual é a melhor.
Levando-se em conta que violões distintos respondem de forma diferente a um mesmo encordoamento, o que torna a escolha mais difícil, exigindo uma minuciosa comparação, posso dizer com toda certeza do mundo: no fundo é uma questão de gosto!

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a decidir se deseja usar cordas leves ou pesadas para seu violão. Não importa qual opção você escolher, é importante que você faça alguns testes para procurar a opção ideal que melhor se adapte ao seu estilo. Você também pode experimentar usar uma combinação das duas opções para obter o efeito desejado.

Leia também outros artigos relacionados e compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Thiago Silva
Siga-me

Você também pode gostar:

Comente:

5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Violão Brasil
Violao Brasil

Guias dos melhores

Categorias de Artigos

Veja Também

Tipo de memória utilizada ao tocar violão

Tipo de memória utilizada ao tocar violão

Quem já tentou tocar um instrumento musical sabe que não é apenas uma questão de habilidade manual. É, sem dúvida, uma dança complexa entre corpo

Saiba quais são as melhores músicas para tocar no violão

10 músicas icônicas para tocar no violão

Olá, pessoal! Se o seu desejo é aprender a tocar violão ou se já está imerso no universo musical e busca aprimorar suas habilidades, você

Thiago silva

Olá! Eu sou Thiago Silva

Seja Bem-Vindo ao Blog Violão Brasil

Sou um apaixonado por violão e guitarra. Amo música e tudo envolvido. Já fiz cursos e toco violão desde os meus 15 anos.