Alvaro Henrique
Cultura
Com um interesse especial em arte que provoca mudanças, os projetos de Alvaro incluem a encomenda de obras sobre temas sociais. São exemplos o Concerto Que Todos os Ditadores Caiam, de Jean Goldenbaum (inspirado na Primavera Árabe), e Brasília 50, de Jorge Antunes (uma obra para violão e sons pré-gravados que descrevem eventos históricos que ocorreram de 1960 a 2010).
Comprometido a auxiliar a plateia a realizar conexões significativas com a música, Alvaro com frequência realiza concertos didáticos e aulas-espetáculos em escolas, centros comunitários e asilos.
Estudo
Apresentações
As apresentações de Alvaro Henrique incluem vários instrumentos dedilhados cobrindo uma fascinante amplitude de histórias e culturas, de Villa-Lobos, Scarlatti, Giuliani a transcrições de Tchaikovsky, Stravinsky e novas obras.
Como solista, Henrique tocou em 15 países. Entre eles Estados Unidos, Finlândia, França, Alemanha, Argentina, Jamaica, e outros.
Com um interesse em ativismo social, os projetos de Alvaro incluem a encomenda de obras que tratam de questões sociais, como Brasília 50, de Jorge Antunes.
DVD – Violão de todos os tempos
O DVD Violão de Todos os Tempos conta a história do violão desde a Babilônia até a modernidade, apresentando composições desde a primeira publicação para violão na história (El Maestro, de Luys Milán, impresso em 1536) à modernidade, tocadas em réplicas de instrumentos dos séculos XVI, XVIII, XIX e num violão moderno.
As gravações foram realizadas durante aula espetáculo em escolas públicas do DF (EC 501 de Samambaia, CEM 3 de Ceilândia, CEM 1 do Paranoá, CEM 1 de São Sebastião), e no Teatro Newton Rossi do SESC Ceilândia. No DVD há uma cartilhas com a história do violão
- O violão no sertanejo: mais do que um instrumento, uma tradição - 05/11/2024
- Como levar violão no avião - 31/05/2024
- Do Quarto ao Palco: Dicas para Tocar Violão em Público - 16/12/2023