Search
Close this search box.

Blog Violão Brasil

Violão clássico ou violão acústico: qual escolher?

Saiba o que é melhor pra você entre violão clássico ou ac
Guia de Conteúdo

Ei, amigo(a) guitarrista! Se você está aqui, provavelmente está se perguntando qual violão escolher, né? Clássico ou acústico, qual é o melhor pra você? Eu sei, pode ser uma decisão difícil, mas não se preocupe!

Vamos te ajudar a entender as diferenças entre os dois e, quem sabe, te dar aquela mãozinha pra fazer a escolha certa. Então, chega de enrolação e vamos ao que interessa!

melhores Violões para iniciantes de 2024

Violão clássico: um clássico nunca morre

O violão clássico, também conhecido como violão de nylon, tem uma vibe mais tradicional. Pra você entender, esse é aquele tipo de violão que lembra aula de música na escola, sabe? Mas não se engane, ele não está preso apenas a esse universo. O violão clássico é super versátil e é uma ótima escolha pra quem curte tocar música erudita, MPB, samba, bossa nova, flamenco ou até mesmo pop e rock mais levinhos.

Características do violão clássico:

  • Cordas de nylon (isso explica o som mais suave)
  • Braço mais largo (ótimo pra dedilhar, mas pode ser um desafio pra quem tem mãos pequenas)
  • Caixa de ressonância maior (mais graves e um som mais cheio)
  • Tarraxas de engrenagem (pra afinar com mais precisão)

Violão acústico: o queridinho do pop e do rock

Agora, se o que você quer mesmo é tocar pop, rock, country ou folk, o violão acústico, também chamado de violão de aço, pode ser a melhor opção. Ele tem um som mais brilhante e metálico, perfeito pra dar aquela animada na galera. Além disso, muitos modelos de violão acústico têm um design mais slim, ou seja, são mais finos e leves, o que facilita pra carregar por aí.

Características do violão acústico:

  • Cordas de aço (som mais brilhante e metálico)
  • Braço mais estreito (ótimo pra fazer acordes e mais confortável pra quem tem mãos pequenas)
  • Caixa de ressonância menor (som mais agudo e focado)
  • Tarraxas de engrenagem ou pino (pra afinar com precisão e rapidez)

Comparando os dois: batalha de titãs

Agora que você já sabe um pouco mais sobre cada tipo de violão, vamos comparar alguns aspectos importantes pra te ajudar na escolha:

  • Som: o violão clássico tem um som mais suave, enquanto o acústico tem um som mais brilhante e metálico. Pense no tipo de música que você quer tocar e no som que te agrada mais.
  • Tocabilidade: o braço mais largo do violão clássico pode ser um desafio pra quem tem mãos pequenas, enquanto o braço mais estreito do acústico pode ser mais confortável pra alguns. Teste ambos e veja qual se adapta melhor às suas mãos.
  • Estilos musicais: o violão clássico é mais adequado pra música erudita, MPB, samba, bossa nova e flamenco. Já o acústico é perfeito pra pop, rock, country e folk. Considere seus gostos musicais na hora da escolha.
  • Preço: geralmente, violões clássicos e acústicos têm uma faixa de preço parecida. Entretanto, é importante pesquisar e comparar preços pra encontrar o melhor custo-benefício pra você.

Dicas extras pra escolher seu violão

Aqui vão algumas dicas extras pra te ajudar na hora de escolher seu violão:

  • Experimente antes de comprar: tocar diferentes violões em lojas de música é fundamental pra sentir qual deles é o mais confortável pra você.
  • Peça opiniões: converse com amigos guitarristas, professores de música ou até mesmo com vendedores especializados. Eles podem te dar dicas valiosas.
  • Pesquise marcas e modelos: cada marca e modelo tem características específicas, então pesquise bastante antes de se decidir.

Qual violão escolher?

Então, violão clássico ou acústico? Bom, isso depende das suas preferências e do estilo musical que você quer tocar. O importante é encontrar um violão que te faça feliz e que te motive a praticar sempre. Lembre-se de que não existe “o melhor” violão, e sim “o melhor pra você”. Afinal, a música é uma arte pessoal e expressiva, e seu instrumento deve refletir isso.

Agora que você já tem todas essas informações em mãos, é hora de ir às compras! E, quem sabe, em breve você estará arrasando nos acordes e emocionando a galera com seu novo parceiro musical.

Boa sorte e boas vibrações na sua jornada guitarrística!

Thiago Silva
Siga-me

Você também pode gostar:

Comente:

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Violão Brasil
Violao Brasil

Guias dos melhores

Categorias de Artigos

Veja Também

Garoto feliz tocando violão em seu quarto

Dicas para aprender acordes básicos no violão

Introdução Dominar os acordes básicos no violão é fundamental para iniciantes. Aprender a tocá-los corretamente é uma base sólida para tocar e aprender novas músicas,

Violonista Alvaro Henrique

Violonista Alvaro Henrique

Alvaro Henrique Considerado um dos “violonistas Brasileiros favoritos” da Villa-Lobos Magazine, Alvaro Henrique visa conectar plateias com um mundo de emoções e estórias por meio

Thiago silva

Olá! Eu sou Thiago Silva

Seja Bem-Vindo ao Blog Violão Brasil

Sou um apaixonado por violão e guitarra. Amo música e tudo envolvido. Já fiz cursos e toco violão desde os meus 15 anos.