Search
Close this search box.

Glossário de Violão

Explore nosso glossário dedicado ao universo do violão! Aqui, desvendamos termos, técnicas e conceitos essenciais, tornando mais simples e claro o entendimento deste instrumento fascinante. Ideal para quem está começando ou deseja aprofundar seu conhecimento. Navegue e descubra o vocabulário do mundo violonístico!

 

O que é: Acordes menores

O que são acordes menores com 13?

Os acordes menores com 13 são uma variação dos acordes menores tradicionais, adicionando a sétima maior e a décima terceira à estrutura básica do acorde. Esses acordes são utilizados em diversos gêneros musicais, como jazz, blues, bossa nova e música pop, e podem adicionar uma sonoridade sofisticada e complexa às composições.

Como são formados os acordes menores com 13?

Para formar um acorde menor com 13, é necessário combinar as notas fundamentais do acorde menor (tônica, terça menor e quinta justa) com a sétima maior e a décima terceira. Por exemplo, em um acorde de Dó menor com 13, as notas utilizadas seriam Dó, Mib, Sol, Si e Lá. Essas notas podem ser tocadas simultaneamente em um instrumento harmônico, como um piano ou uma guitarra, ou separadamente em um arranjo musical.

Violões em Promoção

Qual é a função da sétima maior nos acordes menores com 13?

A sétima maior é uma das características principais dos acordes menores com 13. Ela adiciona uma tensão ao acorde, criando uma sonoridade mais complexa e dissonante. Essa tensão pode ser resolvida de diferentes maneiras, como por exemplo, através da progressão para um acorde maior ou para um acorde menor com sétima menor. A presença da sétima maior também pode contribuir para a sensação de instabilidade e expectativa na música.

Qual é a função da décima terceira nos acordes menores com 13?

A décima terceira é outra característica importante dos acordes menores com 13. Ela adiciona uma extensão ao acorde, ampliando o seu alcance melódico. A décima terceira pode ser considerada uma extensão da quinta justa, já que é a mesma nota, porém uma oitava acima. Essa extensão pode trazer uma sonoridade mais rica e interessante aos acordes menores, proporcionando novas possibilidades de harmonização.

Como utilizar os acordes menores com 13 em composições musicais?

Os acordes menores com 13 podem ser utilizados de diversas maneiras em composições musicais. Eles podem ser usados como acordes de passagem, para criar uma transição suave entre acordes maiores ou menores. Também podem ser utilizados como acordes de destaque, para adicionar um momento de tensão e surpresa na música. Além disso, os acordes menores com 13 podem ser utilizados em progressões harmônicas mais complexas, explorando diferentes possibilidades de modulação e variação tonal.

Exemplos de acordes menores com 13 em diferentes gêneros musicais

Os acordes menores com 13 são amplamente utilizados em diversos gêneros musicais. No jazz, por exemplo, esses acordes são frequentemente utilizados em progressões harmônicas complexas, adicionando uma sonoridade sofisticada às improvisações. Na bossa nova, os acordes menores com 13 são utilizados para criar uma atmosfera suave e melancólica. Já no blues, esses acordes podem adicionar um toque de tensão e dissonância às composições. Na música pop, os acordes menores com 13 podem ser utilizados para adicionar um elemento de surpresa e sofisticação às melodias e harmonias.

Como praticar os acordes menores com 13?

Para praticar os acordes menores com 13, é importante familiarizar-se com as notas que compõem esses acordes e experimentar diferentes formas de tocá-los em seu instrumento. Uma maneira de praticar é tocar os acordes em diferentes regiões do braço do instrumento, explorando diferentes voicings e possibilidades de inversão. Também é interessante praticar a transposição dos acordes para diferentes tonalidades, para ampliar o seu repertório e facilitar a sua utilização em diferentes contextos musicais.

Conclusão

Os acordes menores com 13 são uma ferramenta poderosa para adicionar complexidade e sofisticação às composições musicais. Ao utilizar a sétima maior e a décima terceira, esses acordes podem criar uma sonoridade rica e interessante, explorando diferentes possibilidades harmônicas. Praticar os acordes menores com 13 é uma forma de expandir o seu vocabulário musical e explorar novas possibilidades de expressão. Experimente incorporar esses acordes em suas composições e improvisações, e descubra como eles podem enriquecer a sua música.

melhores Violões para iniciantes de 2024

Navegar pelo Glossário

Você também pode gostar:

Violão Brasil
Violao Brasil

Guias dos melhores

Categorias de Artigos

Veja Também

Guia Definitivo: Conheça os Diversos Tipos de Ukulele

Introdução Neste guia completo, você será apresentado aos diferentes tipos de ukulele e suas características distintas. Descubra detalhes exclusivos sobre cada modelo, como tamanho, madeira

Thiago silva

Olá! Eu sou Thiago Silva

Seja Bem-Vindo ao Blog Violão Brasil

Sou um apaixonado por violão e guitarra. Amo música e tudo envolvido. Já fiz cursos e toco violão desde os meus 15 anos.